Depressão pós intercâmbio?

02:02

Eu não tive nenhum tipo de depressão pós intercâmbio, também não tive aquela fase de achar que o Brasil era uma merda.
Não nego que muita coisa que antes passava despercebida começaram a me incomodar e algumas que já me incomodavam me irritavam muito. TIPO:
- A sujeira das ruas, aqui no meu bairro tem algumas ruas onde as pessoas simplesmente vão jogando lixo, tipo saco de salgadinho, garrafa de bebida, etc. Eu me pergunto como assim a pessoa simplesmente bebe e joga como se fosse normal, me irrita olhar aquela sujeira e pensar o quanto sem noção nós somos.
- O preço da comida e das roupas, é simplesmente muito caro coisas básicas, eu sempre fico bem triste quando penso naquele pai de família que deve fazer das tripas coração pra poder manter uma alimentação descente em casa e tentar vestir os filhos.

"Cerca 80% da população tem renda familiar per capita mais baixa do que R$ 1,7 mil por mês"

 "...dos 10% mais ricos, estão todos os brasileiros com renda per capita mensal entre R$ 2,6 mil e R$ 454 mil".

fonte : Revista Exame

Ler isso me faz pensar, quanta injustiça, me faz pensar como podemos mudar essa situação, mas em nenhum momento achei que mudar do Brasil era a solução para esse tipo de coisa. Foi nesse pensamento que comecei a fazer um trabalho voluntário aqui na escola do meu bairro mesmo. Eu entendi que pra mudar a situação, precisamos dar bons exemplos, principalmente para as crianças, mostrar que é possível sim conquistar nossos sonhos. Durante a minha vida eu tive muitas pessoas para me inspirar e para me encorajar, mas não são todas as pessoas que tem. Muitas vezes não tem nem aquela pessoa pra ensinar a não jogar o lixo no chão e ai você cresce achando que ta tudo bem jogar. Imagino o quanto é complicado sair do mundo que te cerca se não existe ninguém pra te contar sobre os mundos que existem por ai.

Desde quando voltei, foquei na minha vida aqui e nos meus objetivos, usei muito do que aprendi no intercambio como : paciência, controle de dinheiro e firmeza nas decisões. Cheguei muito perto do natal, então foi muita festa  e comida o que pode ter ajudado a não bater aquela bad, sinceramente sinto que sofri muito mais quando cheguei em Dublin do que quando voltei pro Brasil.

E para todos que me perguntavam o que eu via de mais diferente entre lá e cá, eu respondia e respondo: As pessoas, o Brasil é incrível mas ainda precisamos mudar alguns comportamentos para fazer do nosso país um lugar melhor para se viver.




You Might Also Like

0 comentários